
A mais bela Osterbaum da Páscoa 2025 na Rota do Enxaimel é novamente a de Mafalda Siewert. Este é o segundo ano seguido em que a aposentada de 82 anos vence a competição que preserva a tradição dos antepassados alemães. Ela decorou a árvore com a ajuda da neta Sarah e dos bisnetos, Pedro e Enzo. Foram 800 ovos de plástico envolvidos em cetim e outros 200 ovos de galinha com fitas. O concurso é promovido pela Associação Rota do Enxaimel.

Em segundo lugar, os jurados escolheram a árvore de Silmara Carvalho, que com a ajuda da família juntou 1.000 ovos naturais desde novembro do ano passado. Foram dois meses de trabalho para pintar cada um dos ovos com tinta acrílica em diferentes cores.

Na categoria que premiou as maiores árvores de Páscoa, o primeiro lugar ficou com Elrita Gumz Töwe. A Osterbaum foi feita com a ajuda das filhas e contou com mais de 2.600 ovos naturais:
– Tivemos a ideia de fazer para incentivar as pessoas do bairro. Anos atrás ninguém via mais uma árvore de Páscoa. Essa tradição foi resgatada com esse concurso – conta Elrita, que desde a Páscoa de 2024 vem juntando ovos entre os familiares para enfeitar a árvore.

O segundo lugar ficou com a árvore de Regiane dos Santos Gall. É a primeira vez que ela participa do concurso e usou 1.863 casquinhas de ovos naturais. Regiane também venceu a categoria Voto Popular, eleita pela internet.

Na categoria Associados, a mais bela árvore escolhida pelos jurados foi a do Rancho Lemke, confeccionada pela família do casal Marcelo Lemke e Celonir Ramos. Além disso, um sorteio premiou outros três participantes do concurso. Os ganhadores são: Daniel Strutz, Leosthenes Christino Filho e Walli Krüger.

Os resultados foram anunciados neste domingo (13). Ao todo, estavam inscritas 70 árvores enfeitadas em residências do bairro Testo Alto e outras 18 de associados à Rota do Enxaimel. Os jurados avaliaram aspectos como originalidade, harmonia e criatividade, além do tamanho. As famílias vencedoras receberam cestas com produtos e serviços oferecidos pelos associados à Rota.
A comissão que avaliou as árvores contou com a participação de Ranice Dulce Trapp, coordenadora do Ensino Bilíngue da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora; Maurício Nienow, consultor da Associação Comercial de Pomerode; e Elton Hoffmann, tesoureiro da Rota Raízes Germânicas.
Todas as árvores participantes permanecem expostas nas casas e podem ser avistadas da rua até o domingo de Páscoa, dia 20 de abril.

Rota do Enxaimel
Pomerode é conhecida em todo o Brasil por montar a maior Osterbaum do mundo, sempre durante a Osterfest, a Festa da Páscoa, que neste ano vai até 20 de abril, de quinta a domingo no Centro Cultural. Na Rota do Enxaimel, moradores e negócios ligados ao turismo colorem os 16 quilômetros de roteiro, onde estão distribuídas cerca de 50 casas históricas, além de atrativos como passeios guiados, lojas de artesanato, restaurantes típicos e opções de hospedagem.
O visitante pode percorrer a rota com veículo próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias locais. Toda a paisagem, incluindo as casas históricas, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A Rota do Enxaimel foi reconhecida em 2021 como uma das melhores vilas turísticas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). E em 2023, a entidade conquistou medalha de prata no Prêmio Turismo Responsável América Latina promovido pela WTM e recebeu prata no Prêmio Nacional do Turismo.
Em 2024, foi certificada como um dos destinos mais sustentáveis do mundo. O selo da Green Destinations, na categoria prata, reconheceu a excelência em sustentabilidade e auxilia no desenvolvimento turístico do destino e dos estabelecimentos associados.

Reportagem: Assessoria de Comunicação da Rota do Enxaimel