Com lema nacional ‘Acreditar, Superar e Transformar’, entidade inicia trajetória com foco em solidariedade e ação.

Em uma cerimônia repleta de emoção, simbolismo e comprometimento social, foi fundada oficialmente na noite de ontem, 15 de maio,  a Associação Casa da Amizade de Rio do Oeste, que atuará no município com foco em ações sociais, projetos solidários e fortalecimento comunitário. O evento também marcou a posse da diretoria da gestão 2025-2027, com a presidência de Ana Paula Scotini Filipiak, que assume com o lema nacional: “Acreditar, superar e transformar, com comprometimento e ação”.

A nova associação passa a integrar a Coordenadoria Distrital das Associações Casa da Amizade do Leste de Santa Catarina, entrando para o chamado Setor D, ao lado das entidades de Agronômica, Laurentino, Lontras, Pouso Redondo, Rio do Sul e Rio do Oeste.

A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes de casas madrinhas e fundadoras do movimento, como a presidente da Casa da Amizade de Rio do Sul, Zélia Rita Bonatto Cerutti, e de Laurentino, Eliane Possamai Rocha, além do prefeito Bruno Pessatti, do vice-prefeito Gentil Sidooski, do presidente da Câmara Silvio Santos e do pároco Frei Darci Roberto Catafesta. Também participaram Keila Schlatter Frast, de Agronômica; Maris Tambosi Gonzaga, de Pouso Redondo; e Joice, representando a presidente Eliete, de Lontras.

Whatsapp Image 2025 05 16 At 07.45.25
Foto: Casa da Amizade

Mulheres que fazem a diferença

O destaque da noite foi para a posse da nova diretoria e das associadas fundadoras. Ao todo, 18 mulheres assumiram como efetivas, sendo também empossadas 10 associadas beneméritas. Durante a cerimônia, elas receberam distintivos e lenços, símbolo de união e compromisso com a causa.

A coordenadora distrital, Maria de Lourdes do Amaral Velho Kirchner, foi a responsável pela posse oficial da presidente Ana Paula, seguida da entrega do kit protocolar pela orientadora distrital do setor D, Riolanda Cavilha, e da entrega simbólica de flores pelas casas madrinhas.

Juramento e compromissos

As associadas assumiram o compromisso solene de fomentar a solidariedade, a assistência à infância e adolescência e contribuir com a qualidade de vida do município, como reforçado no juramento coletivo conduzido por Daniela Carla Stapazolli. A leitura dos mandamentos da Casa da Amizade ficou a cargo de Lígia Becker, reforçando valores como o companheirismo, a participação ativa e o amor ao próximo.

Estrutura da nova associação

Além da presidente e vice-presidente, a entidade conta com secretarias, tesourarias, conselhos fiscal e consultivo, além de comissões temáticas como protocolo, imagem pública, eventos, projetos e quadro associativo.

A orientadora distrital, Riolanda Cavilha, destacou que o nascimento da entidade em Rio do Oeste representa “esperança em todos os sentidos”, com o objetivo de “levar o bem comum e alcançar maior qualidade de vida por meio da participação social efetiva e atuação solidária”.

Whatsapp Image 2025 05 16 At 07.47.34 (2)
Foto: Casa da Amizade

Integração e futuro

Em discurso, a presidente Ana Paula Scotini Filipiak agradeceu pela confiança e reforçou que a Casa da Amizade de Rio do Oeste estará sempre de portas abertas à comunidade. “Nossa missão é trabalhar com amor e responsabilidade para transformar realidades”, afirmou. Ao final do evento, houve o descerramento da placa de fundação e um coquetel de confraternização, celebrando

Whatsapp Image 2025 05 16 At 07.45.25
Foto: Casa da Amizade