O início do Carnaval em Santa Catarina será marcado por temperaturas elevadas e instabilidade, condição típica desta época do ano. A atuação de uma massa de ar quente mantém o predomínio de calor até sexta-feira (13), quando a passagem de uma frente fria aumenta o risco para temporais mais intensos em todo estado.

Siga o canal “RBA TV – Santa Catarina” no WhatsApp:https://whatsapp.com/channel/0029Vb0zPUHEFeXlKVI5ge2F

Entre esta quarta-feira (11) e a sexta-feira (13), o calor se intensifica. No Grande Oeste e no Litoral Sul, as máximas variam entre 34°C e 37°C, enquanto nas demais regiões os termômetros oscilam entre 30°C e 34°C. As madrugadas seguem abafadas, especialmente no Litoral e nas áreas próximas, em razão da umidade proveniente do oceano. Esse calor diminui no sábado (14) e domingo (15), mas volta a aumentar no início da próxima semana.

Na quinta (12), o calor, combinado com a umidade disponível na atmosfera, favorece o desenvolvimento de temporais isolados entre a tarde e a noite. As instabilidades devem ocorrer especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e em pontos do Litoral.

As chuvas mais intensas são esperadas para sexta-feira (13), com a passagem de uma frente fria pelo estado. A partir do início da tarde, há condições para temporais acompanhados de chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões. Entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, entretanto, os volumes de chuva podem ser ainda mais elevados em um curto período de tempo, o que aumenta o risco de alagamentos e enxurradas.

Image 241 1024x405 1

No sábado (14), o sistema se afasta para alto-mar, mas o tempo permanece instável em Santa Catarina, com variação de nebulosidade e temporais isolados. A circulação marítima contribui para a chuva persistente no Litoral Sul, mantendo o risco para alagamentos e eventuais enxurradas. As instabilidades persistem dessa forma até a terça-feira (17) de Carnaval.

Recomendações da Defesa Civil

O calor intenso pode provocar desidratação, desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, principalmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Por isso é importante:

Evitar a exposição solar nas horas mais quentes do dia;
Usar protetor solar;
Manter-se hidratado;
Redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.
Além disso, em caso de temporais:

Busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
Em situações de alagamento, jamais atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reforça a importância de acompanhar as atualizações e os alertas meteorológicos emitidos nos canais oficiais ao longo dos próximos dias.

Veja também:

Manutenção na rede pluvial interdita pista da Rua Vidal Ramos, no bairro Budag, em Rio do Sul

Três meses depois, corpo de mulher encontrado em Aurora segue sem identificação

Trabalhadores recebem alerta para conferir desconto no contracheque