A Defesa Civil de Rio do Sul atualizou, na manhã deste sábado (7), os níveis de referência para o monitoramento do rio Itajaí-Açu. Após reunião com os técnicos do órgão, a cota de inundação passou de 7 para 8 metros, enquanto a cota de alerta foi elevada de 7,5 para 8,50 metros.
A mudança considera as condições atuais do rio e as atualizações das previsões meteorológicas para a região.
Inicialmente, a previsão indicava volumes de chuva entre 30 e 45 milímetros para este fim de semana. No entanto, até as 9h15 deste sábado, já haviam sido registrados 115 milímetros de precipitação em Rio do Sul, volume muito superior ao inicialmente previsto.
O rio Itajaí-Açu vinha apresentando declínio desde a madrugada de quinta-feira (5), quando atingiu o pico de 8,08 metros. Entretanto, o elevado volume de chuva registrado nas últimas horas exige atenção e acompanhamento permanente das condições hidrológicas.
Abrigos seguem em funcionamento
Quatro pontos de acolhimento estão abertos nos bairros Bela Aliança, Taboão e Fundo Canoas. Atualmente, os espaços acolhem 42 famílias, totalizando 135 pessoas, porém esse número pode aumentar com a chegada de novas famílias no decorrer do dia.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social mantém o atendimento às famílias, com fornecimento de alimentação e demais serviços necessários. A Guarda Municipal também continua realizando rondas nos locais para garantir a segurança dos abrigados.
Abrigos abertos:
- Salão da Igreja Católica do bairro Bela Aliança;
- Salão da Igreja Evangélica do bairro Bela Aliança;
- Salão da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Taboão.
- Ginásio da Escola Altamir Wagner, no bairro Fundo Canoa
Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos
Além dos alagamentos, a Defesa Civil reforça o alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra e desmoronamentos, especialmente em áreas de encosta.
Moradores devem observar sinais de instabilidade, como rachaduras recentes em muros, paredes e terrenos, inclinação anormal de árvores ou postes e movimentação de solo.
Ao identificar qualquer um desses sinais, a orientação é deixar imediatamente a área de risco e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Prefeitura reforça a importância de acompanhar as atualizações pelos canais oficiais e manter a atenção aos próximos boletins da Defesa Civil. Mesmo com a elevação das cotas de referência, o cenário exige monitoramento, prevenção e atenção da população.
Fonte: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Rio do Sul


