A Divisão de Infrações de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Rio do Sul emitiu um alerta à população sobre um novo golpe que circula na internet. Criminosos têm enviado e-mails com supostas notificações de multas de trânsito, induzindo motoristas ao pagamento de boletos ou transferências via Pix fraudulentas.

Além disso, alguns desses e-mails simulam o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com o objetivo de capturar dados de acesso à conta Gov.br dos cidadãos. O órgão reforça que não envia notificações de infrações por e-mail.

As autuações legítimas são comunicadas exclusivamente pelos Correios, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou publicadas no Diário Oficial dos Municípios.

Willian Mateus Lehmann Ledra, chefe da Divisão de Infrações de Trânsito, orienta que, ao receber esse tipo de mensagem, o cidadão não clique em links, não escaneie QR Codes e não forneça dados pessoais.

A forma segura de consultar infrações de trânsito é acessando diretamente o site oficial do Detran de Santa Catarina (www.detran.sc.gov.br) ou utilizando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A plataforma também permite adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que envia notificações legítimas de infrações e penalidades diretamente ao usuário de forma digital e segura.

Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul