
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de móveis nesta segunda-feira (21), no bairro Bela Vista, em Gaspar. A estrutura possuía aproximadamente 500 metros quadrados e apresentava alta carga de incêndio, devido ao acúmulo de madeira, tintas, chapas de compensado e outros materiais combustíveis.
De acordo com os bombeiros, as equipes precisaram atuar principalmente para confinar o incêndio à edificação de origem, tendo em vista a proximidade de outras duas construções, situadas a cerca de quatro metros das duas paredes laterais. A condição estrutural precária do imóvel, bastante comprometido pelo fogo, impôs diversas restrições de segurança, exigindo que o combate fosse realizado apenas pelo lado de fora da edificação.

Por volta de meio-dia, ocorreu o colapso parcial do telhado, permitindo aos bombeiros o combate eficaz sobre uma das áreas em chamas, o que resultou na extinção quase total do foco naquele compartimento. A outra frente do incêndio foi combatida com sucesso por meio do vão entre as edificações. O incêndio foi controlado por volta das 13h, quando foi iniciada a fase de rescaldo, que estendeu-se até às 20h30.
Devido ao alto risco de colapso estrutural, com vigas e colunas comprometidas, o acesso direto ao interior da estrutura para o rescaldo manual era inviável. Neste cenário, foi solicitado o apoio de maquinário pesado. A destruição causou um prejuízo de pelo menos R$ 800 mil, considerando apenas ferramentas, maquinário e materiais. Somando o estoque e os danos à estrutura, o valor pode ultrapassar R$ 1 milhão.
O Corpo de Bombeiros reforça que a origem do incêndio só será confirmada após a conclusão da perícia.
