Na manhã desta sexta-feira (5), por volta das 7h35, a Central de Emergência dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio foi acionada para atender a um incêndio de grandes proporções na localidade de Serra Cambará, em Witmarsum. A ocorrência envolveu o incêndio em uma estufa de fumo, com residência e galpões próximos, o que aumentou o risco de propagação e exigiu resposta imediata com equipes de apoio.
Antes da chegada das guarnições, cinco tratores com tanques da comunidade atuaram no apoio inicial ao combate, buscando conter as chamas que avançavam rapidamente. Os Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles, que foram acionados para apoio, já estavam no local, antes da chegada da guarnição de Presidente Getúlio, em razão da proximidade.

O fogo consumiu cerca de 500m² da estrutura sendo duas estufas carregadas de fumo e um galpão utilizado como depósito de tabaco, resultando na perda de aproximadamente 600 arrobas do produto. Dentro do galpão, também foram destruídos uma motocicleta, uma carreta para trator, cerca de 100 sacos de milho, insumos para plantação, equipamentos de uso diário, 32 placas de energia solar, duas serras motor, roçadeiras, 120 litros de óleo diesel, 20 litros de gasolina e um motor de estufa reserva.

Mais de 60 mil litros de água foram utilizados nas ações de combate e rescaldo, com apoio dos caminhões-pipa das prefeituras de Witmarsum e Vitor Meireles. A suspeita é de que o incêndio tenha sido provocado por oscilações na rede elétrica da propriedade.

Durante as tentativas iniciais de controlar as chamas, uma pessoa sofreu queimaduras nos braços e foi conduzida ao hospital por terceiros antes da chegada dos bombeiros.

Diante do ocorrido, os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio reforçam orientações essenciais aos fumicultores para a prevenção de incêndios em estufas:

Principais orientações aos produtores:
- Realizar manutenção preventiva nas estufas e instalações elétricas;
- Evitar o acúmulo de resíduos e materiais combustíveis próximos às fontes de calor;
- Garantir ventilação adequada e monitoramento constante da temperatura;
- Nunca deixar o processo de secagem sem supervisão;
- Manter extintores e equipamentos de combate a incêndio facilmente acessíveis;
- Construir estufas a uma distância segura de galpões e residências, reduzindo o risco de propagação;
- Realizar manutenção regular da fiação elétrica e dos sistemas de aquecimento.
A adoção dessas medidas reduz de forma significativa o risco de incêndios e protege vidas, estruturas e a produção.
Em caso de emergência, acione imediatamente os bombeiros pelo número 193.
Informações:
Alex de Lima
Assessor de Comunicação e Imprensa
Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio
Imagens:
Redes Sociais/BVVM/BVPG

