Os Bombeiros Voluntários de Ascurra–Apiúna–Rodeio atuaram em duas ocorrências de incêndio em vegetação e área florestal nos últimos dias em Apiúna. As chamas colocaram residências em risco e mobilizaram dezenas de profissionais e apoio de órgãos municipais.
Na tarde desta terça-feira, por volta das 14h36, a corporação atendeu um incêndio em vegetação na margem da BR-470, no km 95, bairro São Luiz. Ao chegar ao local, os bombeiros encontraram o fogo a cerca de cinco metros de uma residência de madeira. A equipe controlou rapidamente as chamas e utilizou aproximadamente 4 mil litros de água para extinguir o incêndio, evitando que o fogo atingisse o imóvel.
Já no bairro Gabirobal, os bombeiros enfrentaram um incêndio florestal de grandes proporções em um reflorestamento, iniciado na noite de sábado (24). Durante a madrugada, as equipes avaliaram a área e levantaram informações para o combate. No domingo, os trabalhos seguiram durante todo o dia e avançaram até o período noturno.

Na segunda-feira, o incêndio se espalhou em direção à localidade do Bracinho, provocando grande volume de fumaça e afetando moradores da região. Nesta terça-feira, com apoio de máquinas da Prefeitura, as equipes conseguiram controlar e extinguir o fogo por volta das 10h20.

Ao longo da operação, cerca de 30 bombeiros atuaram diretamente no combate às chamas, com apoio de funcionários do reflorestamento. Também participaram da ação a aeronave Águia 07, a Defesa Civil e a Secretaria de Obras de Apiúna.

