Um incêndio em um silo de serragem de uma empresa madeireira mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar na manhã de segunda-feira (20), em Pouso Redondo. Segundo o relatório da corporação, a ocorrência foi registrada por volta das 6h30, à margem da BR-470, na localidade de Aterrado Torto.

Equipes de Pouso Redondo e Trombudo Central atenderam a ocorrência, com o apoio de bombeiros de Rio do Sul. Conforme o relatório, ao chegarem ao local, as equipes encontraram chamas no interior do silo, que estava praticamente cheio de serragem. A parte superior da estrutura apresentava um colapso parcial.

Inicialmente, os bombeiros realizaram o combate indireto às chamas e ao calor pelas aberturas existentes no silo. Após o controle do fogo, foi iniciado o processo de esvaziamento da estrutura para a retirada do material combustível.

Segundo os bombeiros, foi utilizada a técnica de desmanche hidráulico, na qual a água é usada para derrubar e retirar a serragem. O método foi escolhido por ser mais eficiente, exigir menos mão de obra e oferecer mais segurança durante a operação.

O trabalho começou pelas aberturas inferiores do silo e precisou ser realizado com cautela. Conforme a corporação, nenhum bombeiro poderia permanecer na área de queda do material. Também havia o risco de a serragem suspensa no ar entrar em ignição.

Por segurança, as equipes trabalharam com duas linhas de água, sendo uma utilizada diretamente na operação e outra mantida como linha de proteção.

Após o esvaziamento das partes inferiores, os bombeiros acessaram a parte superior do silo. De acordo com o relatório, foi feita uma abertura com uma serra-sabre para permitir o acesso ao interior da estrutura.

Dentro do silo, também foi necessário cortar os filtros de manga para possibilitar a retirada do restante da serragem por meio do desmanche hidráulico.

Segundo os bombeiros, a remoção do material durou cerca de dez horas e utilizou aproximadamente 140 mil litros de água. Parte veio da reserva técnica da empresa, mas a maior quantidade foi abastecida nos hidrantes públicos da cidade.

Dois caminhões do Corpo de Bombeiros Militar e um caminhão-pipa da Prefeitura auxiliaram no abastecimento de água.

A operação contou com nove bombeiros, três caminhões da corporação e equipamentos para trabalhos em altura. Uma pá carregadeira e caçambas também foram utilizadas para retirar a serragem depositada no chão e liberar espaço para a continuidade dos trabalhos.

Durante o dia, um inspetor de incêndio esteve no local para investigar as possíveis causas do incêndio. Conforme o relatório, as informações serão registradas em um informe pericial.

Não houve vítimas. Segundo estimativa inicial dos bombeiros, os danos na estrutura do silo podem chegar a cerca de R$ 100 mil. O restante da empresa, que possui mais de 4 mil metros quadrados, não foi atingido.

Após a retirada total da serragem e a eliminação do risco de um novo incêndio, o local ficou aos cuidados do proprietário, que recebeu orientações sobre os cuidados e as providências necessárias em relação à estrutura do silo.