
Santa Catarina caminha para se tornar referência mundial no turismo de peregrinação. Na última quinta-feira (10), a Associação Caminho do Louvor apresentou à secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, a proposta de credenciamento do trajeto entre Ituporanga e Nova Trento como Caminho Iniciático de Santiago de Compostela.
A reunião, realizada na Secretaria de Estado de Turismo (Setur), contou com a presença de uma comitiva com representantes de todos os municípios que integram o Caminho do Louvor, demonstrando forte união regional em torno da iniciativa. O objetivo é alinhar o percurso catarinense aos critérios oficiais do tradicional Caminho de Santiago, na Espanha — certificando os peregrinos que completarem o trajeto e promovendo a rota no cenário internacional.

Eduardo Bittelbrunn, presidente da Associação Caminho do Louvor, ressaltou a importância do projeto para a região. “A possibilidade de promover o Caminho do Louvor como Caminho Iniciático de Compostela é uma grande oportunidade. Quem mais ganha com isso é a nossa comunidade. Será uma chance de mostrar nossa cultura religiosa ao mundo. O caminho terá divulgação internacional, seguirá os mesmos critérios do Caminho de Santiago e certificará os peregrinos que realizarem esse percurso”, destacou.
Segundo ele, uma vez aprovada, a proposta prevê a visita de representantes oficiais do Caminho de Santiago a Santa Catarina, para iniciar o processo de transição e reconhecimento da rota. A secretária Catiane Seif, acolheu a ideia e solicitou o prazo de duas semanas para analisar a proposta e avaliar a viabilidade, incluindo a possibilidade de aporte financeiro estadual para estruturação do trajeto conforme os padrões exigidos.
O projeto tem potencial para fazer do Caminho do Louvor o terceiro Caminho Iniciático de Santiago de Compostela fora da Europa a receber a chancela oficial da Ordem do Caminho de Santiago, na Espanha. A informação foi confirmada por Ruben Orlando Moyano, Caballero 1583 da Ordem do Caminho de Santiago e delegado da Asociación Internacional para la Cooperación y el Desarrollo Turísticos (ASICOTUR) no Brasil.
O representante da ASICOTUR reforçou que o projeto foi originalmente idealizado pela associação, com o propósito de fortalecer a identidade espiritual do estado e inserir Santa Catarina no circuito internacional de peregrinação. “A passagem pelo Caminho Iniciático serve como uma preparação para quem deseja realizar o Caminho de Santiago de Compostela. Para Santa Catarina, é muito importante fazer parte desse contexto”, afirmou.

O trajeto proposto, com cerca de 110 Km, contempla locais de forte apelo espiritual, como o Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, em Ituporanga, e o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento. Além disso, o caminho oferece uma rica experiência de imersão cultural, paisagens naturais, acolhida fraterna e infraestrutura adequada para peregrinos.
Com o credenciamento, Santa Catarina poderá integrar oficialmente a rede global de caminhos ligados a Santiago de Compostela, atraindo visitantes de todo o mundo e consolidando sua vocação como um destino de fé e espiritualidade.
Texto: Adriane Rengel – Authentica Comunicação Integrada