Capital do Alto Vale foi o primeiro município a receber uma loja da rede fora da Grande Florianópolis


Quando a família Lohn, que comanda os Supermercados Imperatriz, decidiu sair da região da Grande Florianópolis, nos anos 90, Rio do Sul apareceu como uma opção bem atrativa. “Começamos a analisar e, naquele momento, foi nos oferecido um prédio que existia, da então empresa Hermes Macedo, a HM, lembro que adorei a cidade. Fui num ponto de visão maravilhoso e via o crescimento que tinha o lugar. Foi aí que decidimos e tomamos a decisão corretíssima. Nossa história da saída da Grande Florianópolis está vinculada a Rio do Sul”, afirma o diretor de marketing e expansão dos Supermercados Imperatriz, Vidal LohnFilho. O mercado de Rio do Sul foi o primeiro da rede fora da Grande Florianópolis.

A história da rede supermercadistacomeçou em agosto de 1974, em Santo Amaro da Imperatriz, a 40 quilômetros de Florianópolis. Vidal Procópio, Vilza Maria e os onze filhos (a família Lohn) começarama entregar produtos como açúcar mascavo, cachaça, entre outros, de carroça. Logo conseguiram um caminhão e a freguesia foi aumentando. Não demorou muito e eles instalaram o primeiro supermercado, que tinha apenas 100 metros quadrados. Nascia aí o que hoje é uma das maiores redes do Estado e que está em constante crescimento, com o empenho da segunda geração da família Lohn.

Hoje, o Imperatriz tem 20 lojas em seis municípios, sendo 17 dos supermercados e três do Imperatriz Gourmet. Além disso, o Imperatriz desenvolveu um complexo logístico de cerca de 20 mil metros quadrados na entrada da BR-282, no município de Palhoça. Ao todo, são quatro mil colaboradores.



Para a família que comanda os negócios, o povo de Rio do Sul é exemplo de resiliência. “Nos 25 anos na capital do Alto Vale, houve muitos momentos felizes. Foi nesse período que passamos a conhecer melhor esse povo. Enfrentamos, juntos, várias enchentes. É uma população que supera os obstáculos unida. Rio do Sul tem essa garra, não desiste nunca e nós estamos juntos nessa história”, afirma Vidal”.

“Nesses 25 anos, Fizemos grandes amigos, aprendemos muito com a cidade, com os anseios, e desejos dos nossos clientes, e espero que Rio do Sul seja cada vez mais essa cidade promissora, uma referência para o Alto Vale. Os planos da empresa são sempre de expansão. Nós queremos sim crescer na cidade, ficar aqui. Espero que estejamos juntos para os próximos 90 anos”, conclui.