
Temporais com ventos fortes causaram estragos em Santa Catarina entre a tarde e noite de sexta-feira (09). Conforme a Defesa Civil, ao menos duas pessoas morreram após serem atingidas por árvores no estado.
O órgão confirmou a ocorrência de uma microexplosão atmosférica no município de Itapiranga, no Oeste. Esse fenômeno é caracterizado por ventos extremamente fortes que descem verticalmente da base da nuvem em direção ao solo, espalhando-se de forma radial ao tocar a superfície. Os ventos podem variar de 80 km/h a 100 km/h.
PROBLEMAS EM RODOVIAS CATARINENSES
Por conta dos fortes ventos, diversas árvores tombaram sobre a SC-350, entre o km 192 em Lebon Régis e o km 171 no município de Caçador.




No registro abaixo, feito por um motorista, é possível ver diversas árvores caídas na BR-282, entre os municípios de Rancho Queimado e Anitápolis.
MORTES NO OESTE DO ESTADO
Em Palmitos, um homem de 51 anos morreu ao ser atingido por uma árvore, de acordo com os bombeiros. A segunda morte ocorreu no limite entre Palmitos e o município de Caibi. A idade da vítima não foi confirmada pelos bombeiros.
PAREDE DE GINÁSIO DESABA
Em Mondaí, também no Oeste, o vendaval causou a queda de parte da parede do ginásio de uma escola municipal e deixou seis crianças feridas. A estrutura desabou por volta das 14h, enquanto os alunos participavam de atividades no local. Detritos atingiram as crianças, que sofreram contusões e escoriações leves nos braços e pernas.
Os alunos foram prontamente retirados da área de risco pelos profissionais da escola e abrigados em segurança até a chegada dos bombeiros. Por precaução, as crianças foram encaminhadas ao hospital de Mondaí para uma avaliação médica detalhada.

Cunha Porã, Cunhataí, Iraceminha, Romelândia, Santa Terezinha do Progresso, Modelo e São Miguel da Boa Vista foram alguns dos municípios que registraram danos, incluindo interrupções no fornecimento de energia, queda de galhos e árvores e destruição pontual de estruturas, conforme a Defesa Civil.