
Vítimas retornavam dos Jogos Abertos da Terceira Idade em São Bento do Sul.
Idosos do Alto Vale que retornavam das disputas dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) em São Bento do Sul ficaram feridos na tarde deste sábado (3) após a van Mercedes Sprinter em que viajavam colidir com uma carreta no Trevo do Ortigão, bairro Serra Alta, na BR‑280. O acidente foi registrado às 13h47 e mobilizou equipes das unidades dos Bombeiros Militares de São Bento do Sul e de Rio Negrinho, além do Samu e da Polícia Rodoviária Federal.
Chegando ao local, foi verificado que se tratava de uma colisão lateral, com a van lateralizada na pista. O veículo transportava nove pessoas.
Segundo relatório do Corpo de Bombeiros Militar, a guarnição realizou o atendimento de três vítimas que estavam fora do veículo e deambulando na via, todas conscientes e orientadas: um idoso de 73 anos, sem lesões aparentes, com queixa de dor no peito; um homem de 40 anos com ferimento no membro superior direito; e uma idosa de 67 anos com hemorragia na cabeça e queixando-se de dores na costela. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram conduzidas ao Hospital e Maternidade Sagrada Família, onde ficaram sob os cuidados da equipe médica.
Os bombeiros também realizaram a extração da única vítima que permanecia dentro do veículo, sem condições de sair sozinha devido à cinemática do acidente.
Além das vítimas encaminhadas por esta guarnição, outras duas foram atendidas e levadas ao hospital pelo SAMU: um idoso de 73 anos e uma idosa de 66 anos.
Três vítimas foram atendidas e encaminhadas ao hospital pela guarnição da OBM de Rio Negrinho, que prestou apoio na cena: uma idosa de 68 anos, que relatava dores no quadril, região cervical, clavícula direita e braço direito, apresentando suspeita de fratura no membro superior direito; uma idosa de 70 anos, que se queixava de dores abdominais e algia na cabeça, com suspeita de traumatismo cranioencefálico; e um idoso de 69 anos, com queixa de dores no membro superior direito.
O motorista da van e o condutor da carreta não sofreram ferimentos e permaneceram no local. Após a conclusão de todo o atendimento, a cena ficou sob os cuidados da Polícia Rodoviária Federal.
O prefeito Marlon Goede, acompanhado por uma equipe da prefeitura, foi até São Bento do Sul para acompanhar de perto o atendimento às vítimas.
Este foi o segundo acidente envolvendo idosos que participaram do Jasti. Na sexta-feira (2), outro grupo de atletas da terceira idade, desta vez de Balneário Rincão, também retornava do evento quando foi atingido por uma carreta na serra de Corupá. Na ocasião, duas mulheres morreram e outras pessoas ficaram feridas.
