
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promoveu, no início de julho, um workshop especializado em Resgate Veicular com foco em veículos pesados. A capacitação, realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis, teve como objetivo capacitar os bombeiros militares que atuam no atendimento a ocorrências complexas envolvendo caminhões, ônibus e outros veículos de grande porte.
A importância desse tipo de capacitação se mostrou ainda mais evidente em relação às ocorrências atendidas nos últimos dez dias. Entre os dias 18 e 27 de julho, acidentes fatais envolvendo veículos pesados foram registrados em Santa Catarina:
- Vargem Bonita (18/07) – BR-282: Uma colisão frontal entre um caminhão Mercedes-Benz e um Chevrolet Onix deixou três mortos — um homem, uma mulher e uma criança. As vítimas do veículo de passeio estavam presas às ferragens e foram desencarceradas sem sinais vitais pelas guarnições de Catanduvas. O caminhão saiu da pista e parou parcialmente dentro de um açude.
- Imbituba (22/07): Um ônibus de turismo com 33 passageiros tombou às margens da BR‑101. Uma pessoa morreu, duas ficaram gravemente feridas e outras foram encaminhadas para avaliação hospitalar.
- Santo Amaro da Imperatriz (25/07): Um caminhoneiro de 40 anos morreu após o veículo colidir contra um muro, fazendo com que a carga de vigas de concreto deslizasse sobre a cabine do caminhão.
- Nova Erechim (27/07): Uma colisão entre um caminhão de transporte de leite e uma caminhonete resultou em duas vítimas fatais e cinco feridos. Os óbitos ocorreram após uma colisão frontal na BR-282, por volta das 17h30.
As graves ocorrências evidenciam não apenas a complexidade e a gravidade dos acidentes com veículos pesados, mas também a necessidade de constante preparo técnico por parte das equipes de resgate.
Apesar do empenho e capacitação dos bombeiros militares, vale ressaltar que o conhecimento adquirido nos treinamentos é valioso, mas seu uso ideal seria desnecessário se todos os motoristas adotassem posturas mais seguras e responsáveis no trânsito.

Evitar tragédias é dever de todos
Conduzir um caminhão ou um ônibus exige atenção redobrada. A dimensão, o peso e o impacto potencial desses veículos tornam qualquer erro extremamente perigoso. Por outro lado, motoristas de carros de passeio e motocicletas também precisam estar conscientes dos riscos ao se aproximarem ou ultrapassarem veículos pesados.
Entre as principais orientações estão:
- Manter distância segura de caminhões e ônibus;
- Evitar ultrapassagens em locais proibidos ou com baixa visibilidade;
- Respeitar os limites de velocidade, especialmente em áreas urbanas e rodovias;
- Dirigir com atenção e sem distrações, evitando o uso do celular;
- Evitar dirigir cansado ou com sono, condição comum – e perigosa – em longas viagens.
O CBMSC reforça seu compromisso com a vida, investindo na capacitação contínua de suas equipes, para que estejam preparadas para atuar com excelência mesmo nas situações mais extremas. Contudo, a segurança no trânsito começa com a responsabilidade de cada condutor.
Reportagem: Centro de Comunicação Social – CCS/CBMSC