O Centro Integrado de Saúde (CIS) Walgenor Teixeira, de Rio do Sul, no bairro Jardim América, será inaugurado na segunda-feira (27), em ato realizado a partir das 8h. A estrutura funciona no prédio do antigo fórum da cidade, desativado em 2020, na rua Dom Bosco, e recebeu obras de adaptação para abrigar novos serviços da Secretaria Municipal de Saúde em um espaço amplo e moderno.
O imóvel possui em torno de 1,8 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em dois pavimentos. A obra tem investimento de R$ 5,4 milhões com recursos próprios. Entre as melhorias executadas estão a adaptação completa do prédio para acessibilidade, a implantação de sanitários em diferentes pontos da estrutura, a criação de um novo acesso para ambulâncias e estacionamento.
No novo espaço, serão ofertados serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento e também do ASMIA, com atendimento multiprofissional em áreas como psiquiatria infantil, nutrição, fonoaudiologia, audiometria, terapias integrativas, pediatria, epidemiologia, serviço social, saúde do trabalhador e equipe multiprofissional.
Além dos atendimentos em saúde, o Centro Integrado de Saúde também vai abrigar parte da estrutura administrativa da secretaria. Estarão no local os setores de regulação de consultas e exames, controle, avaliação e auditoria, gabinete, departamento de tecnologia da informação, recursos humanos, compras, licitações, contabilidade e direção de enfermagem.
Com a inauguração do CIS, estes setores deixam a Policlínica de Saúde na rua Tuiuti e serão direcionados para uma área nova, completamente renovada e que oferece mais conforto para os pacientes e também para a equipe de trabalho.
“O novo Centro Integrado de Saúde representa um avanço importante para a saúde pública de Rio do Sul, porque vai permitir que a população tenha acesso a atendimentos e serviços em um espaço mais amplo, organizado, acessível e preparado para oferecer mais conforto e qualidade. Além de melhorar as condições de trabalho das equipes, essa nova estrutura contribui para integrar setores e qualificar o atendimento prestado à comunidade, com mais agilidade, acolhimento e eficiência no dia a dia”, destaca o secretário de Saúde, Cláudio Azevedo da Silva.
Homenagem a Walgenor Teixeira
O prédio do Centro Integrado de Saúde homenageia Walgenor Teixeira, uma das pessoas mais importantes do setor empresarial e associativo de Rio do Sul e do Alto Vale do Itajaí. Empresário do ramo gráfico, esteve à frente da Jawi Indústria Gráfica por mais de três décadas e ajudou a transformar a empresa em uma das referências do segmento em Santa Catarina.
Além da atuação empresarial, destacou-se pelo forte envolvimento comunitário e institucional. Participou da diretoria da FIESC por 35 anos, exercendo funções como diretor-tesoureiro e conselheiro fiscal, sendo reconhecido em 2011 com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, a principal homenagem concedida à indústria catarinense.
Em Rio do Sul, também teve trajetória pública e associativa marcante. Foi vereador entre 1966 e 1970 e ajudou a fundar sindicatos patronais de setores como metalurgia, construção civil, mobiliário e indústrias gráficas, fortalecendo a representatividade empresarial regional. Também atuou em entidades como CDL, ACIRS e Rotary Club, onde completou 50 anos de participação voluntária.
Walgenor era reconhecido pelo perfil empreendedor, espírito comunitário e defesa do desenvolvimento regional. Faleceu em março de 2023, aos 91 anos, deixando legado empresarial, social e familiar em Rio do Sul.
Serviços de saúde que estarão disponíveis no novo CIS
- Centro de Testagem e Aconselhamento
- ASMIA com atendimento multiprofissional
- Psiquiatria infantil
- Nutrição
- Fonoaudiologia
- Audiometria
- Terapias integrativas
- Pediatria (CACA)
- Epidemiologia
- Serviço social
- Saúde do trabalhador
- Equipe multiprofissional
Setores administrativos
- Regulação de consultas e exames
- Controle, avaliação e auditoria
- Gabinete da Secretaria de Saúde
- Departamento de tecnologia da informação
- Recursos humanos
- Compras
- Licitações
- Contabilidade
- Direção de enfermagem
Veja também:
Santa Catarina reage, mas esbarra na eficiência do Joinville fora de casa
