Na quarta-feira, 23, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou duas apreensões de bebidas alcoólicas de origem estrangeira, sem o devido desembaraço aduaneiro. As ações ocorreram em diferentes localidades do município de Dionísio Cerqueira e resultaram na apreensão de mais de 700 garrafas de vinho argentino.


Descaminho Idamar Ccs

A primeira ocorrência foi registrada às 11h, na BR-163, na comunidade da Linha Idamar, por intermédio da guarnição integrante do Programa Protetor de Divisas e Fronteiras. Durante patrulhamento, os policiais abordaram um veículo Chevrolet Spin, emplacado em Florianópolis, com a traseira visivelmente rebaixada. No interior do automóvel foram localizadas 117 garrafas de vinho argentino, transportadas por um casal, sendo um homem de 36 e uma mulher de 34 anos.

A segunda ocorrência foi atendida por volta das 23h50, por intermédio da guarnição de Patrulhamento Tático Motorizado (Tático) do 36º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron), na estrada geral da Linha Toldo.

Durante rondas em uma via rural estreita, a equipe policial se deparou com uma VW Kombi com placas do Paraná, transitando no sentido contrário da viatura e com sinais evidentes de sobrecarga. Devido à dificuldade de manobra na estrada, a guarnição teve que percorrer alguns metros para retornar e conseguiu localizar o veículo abandonado logo à frente. No interior do automóvel, foram encontradas 618 garrafas de vinho, distribuídas em 132 caixas.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Receita Federal e lacrado para os procedimentos legais cabíveis. As ações integram a estratégia de intensificação da fiscalização nas regiões de fronteira, com foco no combate ao descaminho e demais ilícitos transfronteiriços.