
A barragem de Ituporanga, uma das estruturas estratégicas para o controle de cheias no Alto Vale do Itajaí, avança em mais uma etapa de sua reforma. A obra, que já ultrapassou 50% de execução, entrou em uma fase importante com o início da substituição das comportas C4 e C5, que já tiveram suas estruturas de concreto reformadas e blindagens posicionadas.
A comporta C4 está pronta para receber as unidades hidráulicas, que já se encontram no canteiro de obras. A montagem foi iniciada e será realizada em três módulos. A expectativa é que essa instalação seja concluída nas próximas semanas. Já a comporta C5 está em processo de cura do concreto, etapa essencial para garantir a resistência e durabilidade da estrutura.
A equipe técnica afirma que, com a experiência adquirida na montagem da C4, a instalação da C5 será ainda mais ágil. Ambas as comportas terão seus sistemas de acionamento hidráulico plenamente operacionais em breve, representando um importante reforço na capacidade de operação da barragem.
A próxima etapa da obra será a reforma das comportas C1, C2 e C3. Esta última já teve início com a desmontagem da estrutura antiga. As comportas C2 e C1 só passarão por intervenções após o pleno funcionamento das comportas C4 e C5, garantindo que a barragem continue operando com segurança durante todo o processo.

ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação