
Santa Catarina enfrenta nesta segunda-feira (28) uma condição meteorológica adversa provocada por um ciclone extratropical que atua entre o litoral do estado e do Rio Grande do Sul. De acordo com o monitoramento da Defesa Civil Estadual, os dados de velocidade do vento registrados até as 16h apontam rajadas intensas, principalmente na região serrana e no litoral, com destaque para Urupema, que atingiu 96,7 km/h, a mais alta do dia.
Outros municípios também enfrentaram ventos acima de 80 km/h, como Imbituba (83,4 km/h) e Tubarão (80,3 km/h). Em Lages, os ventos chegaram a 64,4 km/h, enquanto Itajaí registrou 59,0 km/h. Em Major Vieira, foram observados 56,2 km/h, e São Bonifácio teve rajadas de 55,2 km/h. Também aparecem na lista Balneário Barra do Sul (53,3 km/h), Rio Negrinho (51,8 km/h), Campo Belo do Sul (50,3 km/h), São Joaquim (50,1 km/h) e Joinville (46,2 km/h).
Segundo a meteorologista Nicolle Reis, além dos ventos fortes, o mar segue muito agitado, com risco alto a muito alto para atividades de navegação e pesca em toda a costa catarinense. As temperaturas também estão em queda, variando entre 3°C e 15°C, com sensação térmica ainda menor devido ao vento persistente.
Até o momento, quatro casas foram afetadas no estado, mas não houve pedidos de assistência humanitária nem decretação de situação de emergência.
Em Florianópolis, a estrutura da Academia da Polícia Militar, no bairro Trindade, foi parcialmente danificada por volta das 12h30. Parte do telhado do estande de tiro foi arrancado pelo vento e acabou atingindo o ginásio de esportes da corporação. No momento do incidente, não havia ninguém no local e ninguém ficou ferido.

Ocorrências no Alto Vale do Itajaí
O 15º Batalhão de Bombeiros Militar registrou ao menos duas ocorrências relacionadas aos ventos fortes em Rio do Sul, ambas envolvendo queda de árvores:
- Rodovia Lauro Pamplona – Serra do Tucano
Por volta das 13h25, uma árvore seca de aproximadamente 8 metros caiu sobre a cerca de uma propriedade e parcialmente sobre o acostamento da rodovia. A árvore, com tronco podre e sem folhas, foi removida com o uso de motosserra pela equipe do ABTR-103, eliminando o risco na via.

- Beco Lebon Régis – Barragem
Às 12h55, um coqueiro de cerca de 6 metros foi derrubado pelos ventos e atingiu parcialmente a cobertura da garagem de uma residência, danificando o beiral. A guarnição do ABTR-103 fez a remoção segura da árvore e orientou o morador sobre cuidados preventivos. O local onde o coqueiro estava plantado apresentava condições inadequadas para a fixação das raízes
