A Serra de Santa Catarina registrou chuva congelada na manhã deste sábado (9), em meio à chegada de uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas no estado.

Os registros ocorreram em São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Segundo a Epagri/Ciram, órgão responsável pelo monitoramento meteorológico em Santa Catarina, as menores temperaturas do dia foram registradas na região serrana.

De acordo com os dados divulgados pela Epagri/Ciram, os termômetros marcaram:

  • 3,4°C em Urupema
  • 3,8°C em São Joaquim

Mesmo durante a tarde, as temperaturas devem seguir baixas. A previsão aponta máxima de 14°C na Serra, 17°C no Oeste e Vale do Itajaí, 16°C nas áreas mais altas do Norte e até 21°C nas demais regiões do estado.

Chuva Congelada 720x405

Conforme a Defesa Civil, o frio deve se intensificar entre a noite deste sábado e as madrugadas de domingo (10) até terça-feira (12). O avanço da massa de ar frio deve provocar queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões catarinenses, especialmente entre o Oeste e a Serra, onde os termômetros podem ficar abaixo de 0°C.

A previsão também indica formação de geada ampla em diversas cidades catarinenses durante os próximos dias. Segundo os meteorologistas, este é o primeiro episódio de frio mais intenso de 2026, atingindo áreas além das regiões tradicionalmente mais geladas do estado.